CURSO LIVRE

 

 

NÃO RECONHECIDO PELO MEC


 
 
 
 
 

CURSOS DE EXTENSÕES LIVRES DE DOUTORADO DE TITULAÇÃO INSTITUCIONAL E APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL

 

 

Amparados pela lei nº. 9394/96, Decreto nº. 5.154/04 e  deliberação CEE 14/97.

 

 

Modalidades:

 

EAD,  On-line Via PDF; Não regulamentado pelo MEC

 

 

 

 

 

Nossos cursos são cursos livres que tem o respaldo nos pareceres: 1º) 241 de 15/03/99 que trata dos Cursos Superiores de Teologia 2º) 296 de 10/08/99 que regulamenta o aproveitamento de estudos realizados em Seminários Maiores (Faculdades de Teologia) em cursos de licenciatura. O parecer do Conselho pleno de nº 97 de 06/04/99


 
 
 

O MEC só autoriza cursos de graduação e pós-graduação. Já as Secretarias Estaduais de Educação autorizam cursos técnicos profissionalizantes e do ensino médio. Cursos livres não se classificam como cursos de graduação, pós-graduação ou técnico profissionalizantes. Nossos cursos são cursos livres, de atualização/qualificação:

 

 

Os Cursos Livres, que após a Lei nº 9.394 – Diretrizes e Bases da Educação Nacional passaram a integrar a Educação Profissional, como Educação Profissional de Nível Básico, caracterizam-se pela modalidade de educação não-formal de duração variável, destinada a proporcionar ao trabalhador conhecimentos que lhe permitam reprofissionalizar-se, qualificar-se e atualizar-se para o trabalho. Não há exigência de escolaridade anterior.

 

 

 

RECONHECIMENTO


 
 
 

O Curso Livre de NeuroPsicanálise Clínica é um curso livre legalizado, conforme artigo 205 e 206 da Constituição Federal, Lei nº 9.394, art. 67 e 87, inciso III, o Decreto nº. 5.154/04,  Parecer nº 64/2004 – CEDF e a Deliberação CEE 14/97 (Indicação CEE 14/97) Decreto Presidencial nº 5.154 e normas da Resolução CNE nº 04/99 – MEC.citam que os cursos ditos “livres” não necessitam de prévia autorização para funcionamento nem de posterior reconhecimento do Conselho de Educação Competente.

 

 

 

 

INSCRIÇÕES ABERTAS

 

 

NEUROPSICANÁLISE CLÍNICA


 
 
 
 

A Neuropsicanálise é um movimento dentro da neurociência e da psicanálise que combina os conhecimentos de ambas as disciplinas para uma melhor compreensão da mente e do cérebro, considerando sem dúvida, a revisão de um dos principais e relegados trabalhos do neurologista Sigmund Freud.

 

 

SERÁ NOVO FORMATO E MAIS INTERATIVOS

 

 

Analisar os principais desafios e os avanços da Neuropsicanálise no campo teórico prático científico;

 
 
 

 

 

1º Aprimorar a atuação de profissionais no estudo da Neuropsicanálise, focando em uma atuação interdisciplinar e multidisciplinar;

 

 

2º Capacitar alunos e aprofundar o estudo em Neuropsicanálise, aprimorando uma reflexão dinâmica nos estudos da neurociência e psicanálise;

 

 

3º Capacitar profissionais a desenvolverem a Neuropsicanálise em processos psicoterapêuticos e interventivos; Identificar as contribuições da Neuropsicanálise no campo das neurociências e Psicologia.

 

 

 

 

SOBRE O CURSO LIVRE DE NEUROPSICANÁLISE CLÍNICA

 
 
  

 

O Curso de NeuroPsicanálise Clínica  Visa a formação capazes de exercer uma prática profissional e acadêmica de alto nível, com qualificação para desenvolver atividades de pesquisa que contribuam para a produção de conhecimentos expressivos em Psicanálise a Neuropsicanálise é a ciência que busca entender a mente humana através da combinação de conhecimentos da Neurociência e da Psicanálise. Ela reconhece que o cérebro humano não é somente um processamento mecânico de informações, mas uma fonte dinâmica e afetiva. A Neuropsicanálise está interessada nos fundamentos neurobiológicos do modo como agimos, pensamos e sentimos. Tem o objetivo de estabelecer um diálogo entre a Psicanálise e a Neurociência, no sentido de enriquecer o conhecimento sobre o psiquismo humano e discutir os distúrbios da psique. Propõe-se também manter o entendimento das limitações de cada campo de ação, fazendo um recorte metodológico que não deslize para uma redução explicativa e ontológica de cada ciência.

 
 

 

O Curso de NeuroPsicanálise Clínica confere prepara você para abrir o seu consultório, a sua clinica de Psicanálise e NeuroPsicanálise Clínica, e até fundar a sua ong, além de capacitar você para trabalhar com dependentes quimicos, adolescentes, jovens, casais, etc. 

 

Matrícule-se agora mesmo e torne-se um NeuroPsicanalista Clínica Profissional e você estará preparado para ajudar as pessoas a desenvolver uma autoestima e autoconfiança positiva e estável e uma personalidade robusta e por isto mais capaz de enfrentar e dissolver suas hesitações, ansiedades, depressões e demais dificuldades emocionais. 

 

 

 

OBJETIVOS:

 

 

Compreender a estrutura e a funcionalidade do cérebro de forma integral, promovendo um aprendizado mais profundo do psiquismo humano e das psicopatologias, contemplando três eixos de conhecimento: Psicanálise, Neurociências e Física quântica.


 

O Curso de Neuropsicanálise Clínica é um curso SEM RECONHECIMENTO COM MEC, exclusivo para Profissionais Psicanalistas que desejam conhecer mais sobre o funcionamento do cérebro, doenças que comprometem o funcionamento do sistema nervoso, os avanços da Neurociência e como a Psicanálise pode se tornar uma ferramenta de auxílio na reabilitação, tratamento e melhoria das condições de saúde integral de indivíduos acometidos por disfunções neuro-psicológicas.

 

 

O programa de NeuroPsicanálise Clínica  Visa o desenvolvimento da capacidade de pesquisa e poder criativo no campo psicanalítico, assim como a formação de docentes, com a capacidade para a compreensão dos grandes temas e problemas psicanalíticos da atualidade, bem como para a análise e reflexão crítica da realidade social local, regional e nacional.

 

 

   

Objetivos:

 
 

1º Informar-se sobre os conceitos fundamentais da Neuropsicanálise Clínica a partir das concepções de Freud, Escola Inglesa, Escola Americana, Escola Francesa e Escola Argentina.

 

2º Formalizar conceitos, sob a orientação do trabalho de Sigmund Freud e Jacques Lacan.

 

3º Atingir uma teoria de formação orientada para a pesquisa e clínica, social e política.

 

4º Formação acadêmica em áreas relacionadas: lógica, topologia, filosofia, lingüística, etc.

 

5º Formação com vista à consecução de uma pesquisa teórica e clínica.

 

 

 

 

ESPECÍFICOS:


 
 
 
 

Capacitar o profissional para atuação interdisciplinar, planejando e executando intervenção neuropsicológica nos âmbitos da educação e da saúde.

 

Introduzir os conceitos básicos das neurociências e da aplicação psicanalítica.

 

Estudar os aspectos clínicos na neuropsicanálise dos transtornos mentais

 

 

 

 

EGRESSOS:

 
 
 

Desenvolver atividades práticas pertinentes ao campo psicanalítico e tarefas teóricas da pesquisa científica ligadas à NeuroPsicanálise Clínica; Praticar a docência do ensino psicanalítico, tanto para o nível público como para o privado; Praticar a crítica psicanalítica de conformidade com a rigorosa técnica da Psicanálise Ortodoxa; Cooperar com a os órgãos públicos na tarefa de prestação de cidadania e de bem estar para as comunidades.

 

 

 

PÚBLICO – ALVO

 
 
 

O Curso de NeuroPsicanálise Clínica  Profissionais e estudantes da área de saúde, áreas correlatas e demais interessados em neuropsicanálise. Psicólogos, neuropsicólogos, psicanalistas, pedagogos, terapeutas ocupacionais, médicos, enfermeiros, fonoaudiólogos, assistentes sociais ou demais interessados com nível superior.a Distância é altamente indicado para pessoas que atuam na área de ciências humanas (medicina, psicologia, psiquiatria, enfermagem, filosofia, direito, teologia, educação, pedagogia, letras, etc) e áreas afins; capelães, conferencistas, pastores, líderes; profissionais interessados no trabalho clínico em Psicanálise: psicólogos e psiquiatras, médicos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, enfermeiros que trabalham nos diversos serviços de Saúde: ONGS, hospitais, núcleos de atenção psicossocial, centros de saúde, projetos judiciários, empresas, escolas, serviços de urgência e outros.

 

 

 

EMENTA:

 
 
 

Conceitos metodológicos fundamentais. Modelos teóricos e paradigmas de investigação científica e clínica dos processos neuropsicológicos levando em consideração a interface com as neurociências. Avaliação, intervenção e reabilitação neuropsicológica.

 

 

 

METODOLOGIA DO CURSO :

 

 

O curso de NeuroPsicanálise Clínica de acordo com as Normas Universitárias Internacionais, mas apenas exigimos tese escrita, pesquisada, e dentro dos padrões da Metodologia Científica exaradas pela ABNT e suas congêneres internacionais.O modelo de Ensino é flexível você recebe todo o material DIGITAL  , e estudara com Material de Apoio no ambiente virtual do aluno para iníciar os estudos imediatamente e ainda, são utilizadas práticas de ensino com a coerência da concessão e informação para as disciplinas, disponibilizando contato com professores graduados para o resultado teológico do aluno.

 

Metodologia:

 

O curso é 100% online, inclusive as avaliações.

 

O processo de ensino e aprendizagem é focado no aluno e disponibiliza material didático em diversos formatos para que, independente das preferências do aluno, ele possa aproveitar ao máximo seu curso. O professor faz a gestão individualizada, acompanhando, avaliando e motivando o aluno durante sua caminhada.

 

As interações assíncronas entre professor e alunos, no material didático disponibilizado e nas atividades avaliativas acontece em todas as disciplinas, que são oferecidas sequencialmente, porém sem pré-requisitos entre elas.

 

O curso está baseado na metodologia de Ensino a Distância (EAD). As aulas serão ministradas por professores em material DIGITAL . Os alunos acompanharão a aula DENTRO DE NOSSA PLATAFORMA AVA EAD, tendo acesso ao conteúdo através de AULAS EM VIDEOS , SLIDES E MATERIAL DE APOIO, o aluno deverá acessar a central do aluno com seu login e senha, acessar o módulo em que está matriculado; ao fazer isso, aparecerá na tela um visualizador e, assim, acompanhar a aula.

 

 

MATERIAL DIGITAL :

 
 
 
 
APOSTILAS EM PDF
AULA EM SLIDES
VIDEOS INSTRUCIONAIS
RECURSOS DIDÁTICOS
 
 

 

 

CONSIDERANDO:

 

 

1. Que a Constituição Federal diz no Título II, Capítulo I, ítem XIII:  É livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer.

 

2. O Decreto n.º 2.208 de 17/04/97 que Regulamenta o § 2 º do art. 36 e os arts. 39 a 42 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996  (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), expõe os parâmetros da Educação Profissional, definindo em seu Art 1º que:  

 

 

A educação profissional tem por objetivos:

 

 

I. promover a transição entre a escola e o mundo do trabalho, capacitando jovens e adultos com conhecimentos e habilidades gerais e específicas para o exercício de atividades produtivas. 

 

II. proporcionar a formação de profissionais, aptos a exercerem atividades específicas no trabalho, com escolaridade correspondente aos níveis médio, superior e de pós-graduação;  

 

III. especializar, aperfeiçoar e atualizar o trabalhador em seus conhecimento tecnológicos; 


IV. qualificar, reprofissionalizar e atualizar jovens e adultos trabalhadores, com qualquer nível de escolaridade, visando a sua inserção e melhor desempenho no exercício do trabalho.

 

3. O Decreto n.º 5154 de 23 de julho de 2004, que diz em seu Art. 1º: A educação profissional, prevista no art. 39 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), observadas as diretrizes curriculares nacionais definidas pelo Conselho Nacional de Educação, 

 

 

QUEM PODE FAZER ESTE CURSO?

 

 

 

Para fazer o Curso Livre de NeuroPsicanálise Clínica  você deve possuir ENSINO MÉDIO COMPLETO.

 

 

 

COMO É O MATERIAL DIDÁTICO


 

 

O material didático do Curso Livre de NeuroPsicanálise Clínica  é composto por apostilas digitais elaboradas por professores altamente qualificados.

 

 

O termo “Livre” significa que não existe a obrigatoriedade de: carga horária, disciplinas, tempo de duração e, diploma anterior.

 

 

 

AMPARO LEGAL :

 
 
 

O Decreto Lei nº 9394 de 20/12/96 art. 50 (LBD) diz: “As instituições de Educação Superior, quando da ocorrência de vagas, abrirão matrículas nas disciplinas de seus cursos a alunos não regulares que demonstrarem capacidade de cursá-las com proveito, mediante processo prévio. A Regulamentação do Ensino à Distância está amparada pelo Decreto nº 5.622 de20/12/05 que regulamenta o Art. 80 da LBD (Lei 9394/96). Art. 1º – Educação à Distância é uma forma de ensino que possibilita a auto-aprendizagem, com mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, representados em diferentes suportes de informação, utilizados isoladamente ou combinados, e veiculados pelos diversos meios de comunicação. Amparo Constitucional: Reconhecido e Auto-Regulamentado pela Lei 1821 de 12/03/1953, e Decreto Lei Nº 34.330 de 21/10/53, Decreto Lei Nº 9.394/96 e 9.475/97 e Pareceres Nº 97/99; 296/99 e 765/99 do Conselho Nacional de Educação e Artigos: 5º,§ 1º, § 8º e 9º e Artigo 210º, § 1º da Constituição Federal .

 

 

 

RECONHECIMENTO DA PROFISSÃO

 

 

Os Neuropsicanalistas formados no nosso Curso Livre em NeuroPsicanáliseClínica têm sua profissão e atividade profissional amparada e classificada na CBO (Classificação Brasileira de Ocupações) no Ministério do Trabalho – Portaria nº 397/TEM de 09/10/2002, sob o nº 2515.50, podendo exercer sua profissão em todo o Território Nacional. O Psicanalista é um profissional que pratica a Psicanálise em consultórios, clínicas e até em hospitais, empregando metodologia exclusiva ao bom exercício da profissão, quais sejam, as técnicas e meios eficazes da psicanálise no tratamento das psiconeuroses.

 
 
 
O Curso de Neuropsicanálise é regulamentado pelo Ministério da Educação e classificado como curso Livre, amparado pela Lei CBO (Classificação brasileira de Ocupações). Portanto o Neuropsicanalista pode atuar livremente em todo território nacional em  seu próprio consultório, clínicas, instituições e/ou órgãos do Governo, através da portaria 397/TEM de 09/10/2002, sob número 2515.50.
 

 

 

ATENÇÃO AOS ALUNOS :

 

 

LER TODAS AS INFORMAÇÕES SOBRE O CRONOGRAMA DO CURSO E VER SE E VOCACIONADO A SUA FUTURA CARREIRA DA NEUROPSICANALISTA.

 

 

DUVIDAS EM CONTATO , VIA EMAIL , CHAT E WHATASSP ACADEMICO

 

 

 

 

SISTEMA DE GESTÃO DE APRENDIZAGEM E CONTÉUDO :

 

 

 

1º CHAT

2º FÓRUM

3º PROVAS

4º TRABALHOS

5º LIÇÕES

6º SLIDES

7º VIDEOS

 

 

O que é AVA?

 

NOVA FORMA DE ENSINO EAD

 

PLATAFORMA AVA DE ENSINO EAD

 

 

AVA são as iniciais de Ambiente Virtual de Aprendizagem. Por definição, um AVA é um sistema (ou software) que proporciona o desenvolvimento e distribuição de conteúdos diversos para cursos online e disciplinas semipresenciais para alunos em geral.

 

 

Um AVA é de fato um ambiente virtual desenvolvido para ajudar professores e tutores no gerenciamento de conteúdos e materiais complementares para os seus alunos e na gestão completa de cursos online. Com este ambiente, é possível acompanhar todo o processo de aprendizagem por parte do aluno, além de gerar relatórios sobre performance e progresso do mesmo em determinado curso online.Com isso, é possível trabalhar de forma assertiva em cima de possíveis problemas que possam ocorrer garantindo a eficácia do processo e do ambiente virtual de aprendizagem como um todo.que o aluno será apresentado a toda a estrutura de cursos, bem como os conteúdos, aulas, módulos e avaliações.De forma resumida, é em um AVA que o aluno poderá ser impactado por conteúdos e passará por todo o processo de aprendizagem, caso esteja inserido em um curso da modalidade de ensino online.Um AVA pode ser usado também como ferramenta para EAD (educação a distância), sendo usado em alguns casos para complementar aulas presenciais com conteúdos virtuais.

 

 

 

O ALUNO ESTUDARA PELA NOSSA PLATAFORMA AVA EAD , SLIDES E VIDEOS DE APOIO AO ALUNO.

 
 
 
 
 

RECEBERA O SEU DIPLOMA E CREDENCIAL DE DOUTOR NEUROPSICANALISTA CLÍNICO , NA SUA RESIDENCIA EM CARTA REGISTRADA PELO IEPB – INSTITUTO EDUCACIONAL PEDAGÓGICO BRASILEIRO 

 
 
 
 
 
 
NORMAS DE EXIGÊNCIAS :
 
 
 
 

Precisar Ter Curso de Ensino Médio Completo é um dos Pré Requisitos para fazer Curso LIVRE  .

 
 
 
 
 
 
 
 
LISTAS DE DOCUMENTOS :
 
 
 
 
1º CÓPIA RG/CPF
2º CÓPIA RESIDÊNCIA 
3º CÓPIA CERTIFICADO / DIPLOMA
4º FOTO ( Credencial )
5º FICHA DE CADASTRO ( VIA WORD )
 
 
 
 
 

DOCUMENTAÇÃO DE DIPLOMADO :
 
 
 
1º DIPLOMA
2º HISTÓRICO ESCOLAR ( NOTAS DE CADA MATÉRIA )
3º CREDENCIAL ( A3) 
 

 

 

 

METÓDOS AVALIATIVOS :

 
 
 

FÓRUM : PARTICIPAÇÃO

PROVAS : INTERATIVAS/ONLINE

TRABALHOS : PORTIFÓRIOS ( CADA MATÉRIA )

4º PROJETO : TCC – TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO

 

 

DIPLOMAÇÃO  

 

DIPLOMA DIGITAL ENVIADO AO ALUNO VIA EMAIL OU PELA NOSSA PLATAFORMA AVA EAD 

 

PORTARIA Nº 330, de 5 de ABRIL de 2018

 

Dispõe sobre a Emissão de Diplomas em Formato Digital nas Instituições Pertencentes ao Sistema de ensino EAD.

 

 

DIGITAL ( 05 DIAS )  ( GRATUITO )

IMPRESSO ( 15/30 DIAS ) ( PAGO  )

 

 

 

TAXA DO DIPLOMA IMPRESSO SERA FEITO EM BOLETO BANCARIO EM NOME DO ALUNO E CURSO VIA EMAIL.

 

 

FORMA DE PAGAMENTO :

 
 
PARCELAMENTO NO CARTÃO:
 
 
 
CARTÃO EM 10X ( TAXAS PELA FINANCEIRA DO CARTÃO ) 
 
 
( MATERIAL TODO LIBERADO )
 
 
 
 
PARCELAMENTO NO BOLETO :
 
 
 
BOLETO EM 06X ( SEM TAXA DE JUROS )
 
 
( MATERIAL LIBERADO POR MÓDULO – A CADA BOLETO PAGO )
 
 
 
 
 
PARA BOLETOS BANCARIOS NO PARCELAMENTO PRECISARA ENVIAR AS DEMAIS DOCUMENTOS E PARA FAZER O CADASTRO NO BANCO E EMITIR OS BOLETOS E SERA ENVIADO NO SEU EMAIL .
 
 

 

 
 

CURSO DE NEUROPSICANÁLISE CLÍNICA

MATERIAS :  40

CARGA HORÁRIA : 3.000 HS

VALOR : 1000,00

 

 

GRADE CURRICULAR :



 
 
 
1º MÓDULO :

 
 
 

1º MATÉRIA A INTERPRETAÇÃO DOS SONHOS  1º  PARTE

2º MATÉRIA A INTERPRETAÇÃO DOS SONHOS 2º PARTE

3º MATÉRIA A PSIQUIATRIA

4º MATÉRIA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA

 

 

2º MÓDULO :

 

 

5º MATÉRIA CLÍNICA A PSICANALISE LACANIANA

6º MATÉRIA DESAFIOS TÉCNICAS PSICANALISTA

7º MATÉRIA FUNDAMENTOS DA PSICANALISE DE FREUD A LACAN

8º MATÉRIA FUNDAMENTOS DE PSICOFARMACOLOGIA

 

 

3º MÓDULO :

 

 

9º MATÉRIA HISTERIA

10º MATÉRIA HISTORIA DO PSICODIAGNOSTICO

11º MATÉRIA METAPSICOLOGIA FREUDIANA

12º MATÉRIA METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

 

 

4º MÓDULO :

 

 

13º MATÉRIA NEUROANATOMIA HUMANA

14º MATÉRIA NEUROCIÊNCIA BASES DO COMPORTAMENTO

15º MATÉRIA NEUROLOGIA

16º MATÉRIA NEUROPSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

 

 

5º MÓDULO :

 

 

17º MATÉRIA NEUROPSICOLOGIA FORENCE

18º MATÉRIA NEUROPSICOLOGIA TEORIA E PRÁTICA

19º MATÉRIA NEUROSES  & PSICOSES

20º MATÉRIA PARAPSICOLOGIA

 

 

6º MÓDULO :

 

 

21º MATERIA PSICANÁLISE À INTEGRAÇÃO DE FREUD LACAN E JUNG

22º MATÉRIA PSICANALISE EXISTENCIAL

23º MATÉRIA PSICANALISE FREUDIANA

24º MATÉRIA PSICANÁLISE INTUITIVA

 

 

7º MÓDULO :

 

 

25º MATÉRIA PSICANÁLISE QUÂNTICA

26º MATÉRIA PSICOLOGIA CLINICA

27º MATERIA PSICOLOGIA GERAL

28º MATÉRIA PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL

 

 

8º MÓDULO :

 

 

29º MATÉRIA PSICOPATOLOGIA

30º MATÉRIA PSICOTERAPIAS COGNITIVAS CONSTRUTIVAS

31º MATÉRIA SEXOLOGIA FORENCE

32º MATÉRIA TEORIA DA PERSONALIDADE

 

 

9º MÓDULO :

 

 

33º MATÉRIA TEORIA E CLINICA PSICANALITICA DE SIGMUND FREUD

34º MATÉRIA TEORIA PSICANALITICA DE MELAINE KLEIN

35º MATÉRIA TEORIA PSICANALÍTICA FREUDIANA

36º MATÉRIA TEOTERAPIA

 

 

10º MÓDULO :

 

 

37º MATÉRIA TERAPIA FREUDIANA

38º MATÉRIA TERAPIA JUNGUIANA

39º MATÉRIA TERAPIA LACANIANA

40º MATÉRIA TOXICOLOGIA GERAL

  

 

ACESSE O CRONOGRAMA COMPLETO DO CURSO E AULAS E MATERIAL

FORMA DE PAGAMENTOS

Parcelamento no Cartão em 10x ou Boleto Bancario AVISTA

PAGAMENTO NO PIX :
CHAVE : 11.440.946/0001-95